Cerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes em Moçambique
Consultório Médico Esperança, E.I
18/11/2023
Cerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes em Moçambique
Cerca de três milhões de pessoas vivem com diabetes no país. Segundo o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, o aumento dos casos é grave e apela ao reforço dos cuidados de saúde.
As diabetes continuam a afectar mais pessoas e a causar mortes no país, num contexto em que as autoridades sanitárias estimam que há pelo menos três milhões de habitantes que vivem com a doença, segundo o ministro da Saúde, Armindo Tiago.
“Se não fizermos a utilização das medidas de prevenção contra as doenças crónicas, o futuro vai ser sombrio para as gerações vindouras. A prevalência da diabetes no país está a aumentar e em proporções graves”, disse.
Armindo Tiago falava este sábado, na Cidade de Maputo, à margem de uma feira realizada com o objectivo de promover bons hábitos de saúde. No evento, o governante alertou também sobre a necessidade de rastreio do cancro da próstata, no âmbito do Novembro Azul.
“O cancro da próstata é uma das condições clínicas que mais mata homens em termos de doenças malignas, portanto é nosso dever conjunto assegurar que as mensagens de prevenção estão a ser utilizadas por todos, no nosso país.”
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o cancro da próstata é o segundo mais frequente em homens, depois do cancro de pulmão. Estima-se que, em cada seis homens, um tenha a doença.
Consultório Médico Esperança, uma empresa do ramo de saúde, estabelecida no mercado moçambicano, busca continuamente atingir a excelência elevando os padrões dos serviços prestados por meio de boas práticas clínicas na gestão dos seus processos através da implementação do sistema de gestão de qualidade.
Em Vilankulo o Consultório Médico Esperança inicia a sua actividade a partir de 02 de Junho de 2021 e actualmente conta mais de 30 colaboradores de diferentes ramos.
Em 2023 o Consultório Médico Esperança, em parceria o Conselho municipal, realizou acções de índole social que contribuíram na construção de um alpendre multifuncional anexo a morgue do Hospital Rural de Vilankulo que tem em vista proporcionar melhores condições aos utentes da urbe.
O empreendimento no qual o consultor Médico Esperança teve uma parceria significativa, foi avaliado em 2 milhões de meticais, e a sua construção foi finalizada em tempo recorde.
O CME não só preocupa-se em proporcionar melhores serviços ao povo moçambicano e em particular no distrito de vilankulo, mas também pretende contribuir significativamente no desenvolvimento comunitário através de doações entre outros.
O plano do consultório médico Esperança de excelência nos serviços de saúde é vital para o tratamento com sucesso de todos e acredita-se que a identificação dos componentes complexos na prestação de cuidados sanitários de qualidade é um passo fundamental em apoiar o crescimento dos profissionais provedores de saúde assim como desenvolver um processo de avaliação justo e confiável.
Importa referir que o CME está empenhada em prestar a melhor qualidade possível de serviços de saúde no país e também em ser um pioneiro de saúde de reinvenção contínua e estrutura proativa, ajuste para alcançar esses objectivos.
O Ministério da Saúde (MISAU) emitiu um alerta ontem sobre a ocorrência de Infecções Respiratórias Agudas (IRA), também conhecidas como síndromes gripais, causadas principalmente por vírus respiratórios, como o da Influenza, o sincicial respiratório e o SARS COV-2.
Em comunicado de imprensa o MISAU refere que em Moçambique estas infecções ocorrem durante todo o ano, com o aumento de casos de Janeiro a Abril, com pico em Março e de Junho a Setembro, com pico em Agosto.
Assim, recomenda-se o reforço de medidas de prevenção de gripes como a etiqueta da tosse, reforço da higiene individual e colectiva, desinfecção ou lavagem regular das mãos e uso de máscaras para os indivíduos com sintomas respiratórios agudos.